Asas:
Desde sempre o homem quis voar, mas foi só com a invenção das aeronaves, graças à compreensão dos conceitos básicos da aerodinâmica que isso se tornou possível. Antes que o avião fosse inventado, os pioneiros da aviação tentaram toda sorte de engenhos malucos para tentar sair do chão e habitar os céus, como os pássaros. Obviamente, a maioria era mal sucedida e isso resultava em acidentes cômicos e também trágicos. Muitos pioneiros acabaram se matando ao jogar-se de penhascos na tentativa de dar uma forcinha ao seu invento.
Seguidores do design de Dédalus, pai de Ícaro, a grande maioria começava seus projetos já numa premissa considerada errada, pois observavam os pássaros e por isso tentavam máquinas que batiam asas. Dá pra ver bem nitidamente isso com o conceito de R.J. Spalding:
O próprio Leonardo DaVinci projetou, ainda no século XV um sem número de maquinas voadoras, mas não se sabe ao certo se ele tentou realizar e construir algumas dessas invenções. Já no século XIX, alguns pioneiros fizeram maquinas que funcionavam como adaptações com asas para seus corpos. Isso mais tarde conduziria o engenho aéreo humano nos conceito da asa delta e do ultraleve.
Um dos mais famosos loucos a saltar de penhascos com essas traquitanas de pano, madeira e cordas foi Otto Lilienthal.
Nem a modernidade dos aviões a jato, controles por computador e aeronaves que ultrapassam a barreira do som deixou para trás o sonho de Lilienthal.
Mas com duas turbinas é mais fácil. Difícil é fazer uma traquitana que decole batendo asa.Durante décadas, todo mundo achou que isso fosse realmente impossível…
Agora, um grupo de sujeitos que vinham tentando obsessivamente construir algo do tipo, alegam ter conseguido:
Criado pelo inventor alemão Jarno Smeets, o equipamento que você vê aí em cima é uma espécie de asa delta que bate asas.
Em parte, a energia do aparelho provém do “piloto”, as asas presas ao corpo do corajoso (ou louco) sujeito funcionam como as asas de um grande pássaro, como o Albatroz. Ele usou o mesmo material projetado para fazer velame de Kitesurf, um tipo de tecido super leve e resistente. Para auxiliar na decolagem, ele diz que usou dois controle de Wii modificados e também acelerômetros de smartfones, além de pequenos motores. Enquanto os braços provém 5% da energia necessária para o vôo, os outros 95% provém desses motores, que juntos dão 2000 watts de energia. Em seu primeiro teste funcional, o aparelho permitiu ao inventor um vôo de um minuto.Tdo o sistema de controle é háptico, sem fios, usando o controle do Wii.
O vídeo é bem impressionante e nesses tempos de fakes cada vez mais elaborados, é difícil dizer se é falso ou verdadeiro. O que eu posso dizer é que se for fake, é um troll mundial com superprodução, sendo noticiado em sites de renome, como o Wired, o TechCrunch e Engadget. Embora uma grande parcela aceite a possibilidade de ser real, ainda existe muita discussão se o video é fake ou não. O próprio site de caçar fraudes, o Snopes.com diz que o caso não pôde ser determinado se ele se trata de uma fraude bem elaborada, ou se é um video real de uma incrível realização da aeronáutica individual.
Geralmente, videos fakes costumam ser postados por usuários anônimos, e praticamente não tem muitos dados de contato, o que alimentaria a discussão. Neste caso aqui, o cara tem nome e endereço, e há inclusive, um press release com ops contatos deles aqui. E os caras apareceram até mesmo no famoso e respeitado FINANCIAL TIMES.
Não sendo possível apontar um fake ou corroborar a veracidade do video, deixo com os leitores a missão de formar sua própria opinião sobre ele. O site do projeto tem mais informações para você construir sua opinião a respeito. A minha é que tem muita cara de caô. Não pelo video em si, que é muito bom mesmo, mas pela questão das baterias para alimentar esses motores. Sei lá… Seja fake ou não, é totalmente Gump esse negócio.
fonte
ATUALIZANDO: O troço é fake mesmo. O Felipe Pinho mandou o video em que o próprio autor assume que tudo se trata de um “experimento” na WWW.
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