O piloto suíço Bertrand Piccard acaba de completar o primeiro voo intercontinental da história num avião solar, sem usar uma gota de combustível. Na última escala do avião que pilotou, o Solar Impulse, descolou de Madrid, para ao fim de 19 horas de voo pousar nessa terça-feira em Rabat, Marrocos. Eram 23h25 local (mesma hora em Lisboa).
Ecosfera: 06 de junho de 2012
Teresa Firmino
O piloto suíço Bertrand Piccard acaba de completar o primeiro voo intercontinental da história num avião solar, sem usar uma gota de combustível. Na última escala do avião que pilotou, o Solar Impulse, descolou de Madrid, para ao fim de 19 horas de voo pousar nessa terça-feira em Rabat, Marrocos. Eram 23h25 locais (mesma hora em Lisboa).
Bertrand Piccard, de 54 anos, médico de formação, faz parte de uma família com uma longa tradição de exploradores e cientistas. O seu avô, Auguste Piccard, inventou na década de 1940 o batiscafo, primeiro submersível do mundo, que em 1960 seria utilizado no primeiro mergulho ao local mais fundo dos oceanos, a Fossa das Marianas, no Pacífico – a bordo estava o pai de Bertrand, o oceanógrafo Jacques Piccard, além do tenente norte-americano Don Walsh.
Bertrand Piccard não é um novato neste tipo de aventuras. Em 1992, ganhou, com o belga Wim Verstraeten, a primeira corrida de balão transatlântica (a Chrysler Challenge). Na sequência dessa vitória, e ao fim de três tentativas, conseguiu dar a primeira volta ao mundo de balão sem paragens. Nessa volta – em 19 dias, 21 horas e 47 minutos – percorreu 45.755 quilômetros, tendo então como companheiro de aventura o britânico Brian Jones.
O Solar Impulse é alimentado pela luz solar
Agora, o objetivo de Bertrand Piccard é voar à volta do mundo num avião movido a energia solar. Em 2010, no primeiro voo real do Solar Impulse, depois de sete anos de trabalho de uma equipa de 70 pessoas, o avião esteve no ar 26 horas seguidas sem recurso a combustível. Feito em fibra de carbono, tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros), pesa 1.600 quilos e as asas estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas, que captam a energia solar e a armazenam em quatro baterias que alimentam quatro motores elétricos.
A travessia entre a Europa e África iniciou-se na Suíça em 24 de Maio, com partida da cidade de Payerne. Nesta primeira etapa, o Solar Impulse foi pilotado por André Borschberg, que é co-fundador deste projeto com Bertrand Piccard. No total, entre Payerne e Rabat, o Solar Impulse voou mais de 2.500 quilômetros.
Os membros da tripulação do projeto Solar Impulse supervisionam o HB-SAI a aeronave experimental antes de decolar no aeroporto de Barajas em Madrid, Espanha, terça-feira, 5 de junho, 2012. O avião movido a energia solar chegou a Madri em 25 de maio de 2012 e partiu de Payerne, na Suíça, e agora voará para Rabat, no Marrocos, em sua primeira viagem transcontinental. A missão é descrita como o ensaio final para sua próxima aventura, um vôo ao redor do mundo com uma aeronave nova e melhorada esperada para 2014. (AP Photo / Alberto Di Lolli)
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