No último dia 09 de junho Porto Nacional ganhou um presente nos céus, uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, nome popular do EDA – Esquadrão de Demonstrações Aéreas da FAB – Força Aérea Brasileira.
Clique nas imagens para ampliar
Aviação Geral: 11 de junho de 2012-06-11
por Roberto Maranhão
O povo de Porto Nacional recebeu no último sábado um presente dos céus a que veio alegrar o portuenses e cidades vizinhas. O aviação geral chegou as 09:00h e a esquadrilha já estava no solo se preparando para a apresentação que fomos lá conferir. Desse momento em diante procuramos conhecer de perto o grupo de demonstrações e suas viagens através do país no ano do seu sexagenário. Este ano a Esquadrilha da Fumaça completa 60 anos de exibições que passaram pelos T-6, o primeiro demonstrador da esquadrilha, o Fouga Magister jato Frances de instrução avançada e o T-25 Universal, produzido pela indústria aeronáutica Neiva, e hoje o EDA utiliza o EMB 312 Tucano, para a FAB T-27 Tucano.
Os T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça perfilados no pátio do aeroporto de Porto Nacional. Foto Aviação Geral
Como era esperado fomos recebidos com muita gentileza pelo EDA, conversamos diversos assuntos da apresentação do dia e outras que virão. De Porto Nacional o EDA seguirá para outra apresentação no domingo, dessa vez na cidade de Luiz Eduardo Magalhães na Bahia. Sobre o convite para sua apresentação na maior feira aérea do mundo, AirVenture 2012, em Oshkosh, nos Estados unidos o grupo ainda não foi autorizado por Brasília o que esta sendo aguardado pelo grupo de voo.
O EDA veio a convite do Aeroclube de Porto Nacional, com influências do Senador Vicentinho e do Governador do Estado do Tocantins Siqueira Campos, ambos estiveram presente a festa e da entrega de comendas aos aviadores do EDA, o que ocorreu logo após a apresentação de voo na Orla de Porto Nacional.
Numa bonita tarde de sol e sobre o Rio Tocantins a Esquadrilha da Fumaça fez sua demonstração de pericia e técnica apuradíssima de seus pilotos e mecânicos. Os mecânicos são considerados os anjos da guarda dos pilotos, pois, deles dependem diretamente o sucesso das apresentações e a vida dos pilotos. Para Porto Nacional a esquadrilha trousse oito aviões, porem, a apresentação foi realizada com sete deles, ficando uma aeronave reserva para o caso de substituição.
Centenas de pessoas aglomeradas nas ruas ribeirinhas ao redor da Orla, gritos e aplausos eram ouvidos a todo instante. A emoção começou a tomar conta das crianças e adultos, miravam o céu à frente como se encantado. As aeronaves evoluíam à frente levando os olhares para frente e para cima. Os Tucanos riscavam os céus, cruzava o sol, como se passeando sobre um espelho d’água formado pelo Rio Tocantins. Uma tarde realmente encantada.
No passado, nos meses de junho e Júlio, haveria as praias com diversão e lucro para a comunidade de Porto Nacional através do turismo, com a apresentação que o EDA proporcionou um incentivo para a comunidade buscar novos meios de permanecer fazendo história.
Porto Nacional e a FAB tem uma Historia de relacionamento muito longa. Desde o inicio da criação do Correio Aéreo Nacional. O Bispo Dom João Alano Maria du Noday, bispo de Porto Nacional, manteve um relacionamento importante com o Brigadeiro Eduardo Gomes o Criador do CAN. Ambos fazem parte da historia do Brasil e de Porto Nacional. Para a FAB, Porto Nacional era o abrigo seguro, rodeadas de amigos que os esperavam, um entreposto entre o Brasil litorâneo e o Brasil das Florestas Amazônicas. Para Porto Nacional a FAB era a ligação entre o mundo desenvolvido e interior do Brasil. Desse período muito se pode ainda contar para as novas gerações de Tocantinense.
No comments:
Post a Comment