Monday, September 10, 2012

Airbus revela sua visão para 2050

Airbus revela sua visão para 2050:
Um futuro com mais voos, mais passageiros, viagens mais rápidas, mais conforto e menos emissões de poluentes sonoros, químicos e gases tóxicos… mais passageiros satisfeitos. Vislumbra a Airbus, o gigante da aviação

AIRBUSpress release: 10 de setembro de 2012 

Um estudo visionário anunciado pela fabricante mundial de aviões Airbus foi anunciado com o titulo de ‘Smarter Skies’ literalmente – Céus Mais Inteligentes – demonstrando a visão da empresa que vão alem do design das aeronaves, também, como essas serão operadas no teatro de operações em terra e no ar com o objetivo de atender um crescimento espantoso esperado para o trafego aéreo e atendê-lo de forma sustentável.
Charles Champion, Vice-Presidente Executivo de Engenharia da Airbus, disse: "Nossos engenheiros estão continuamente sendo incentivados a pensar muito e chegar a ideias revolucionárias para ajudar nossa indústria no cumprimento das metas até 2050, eles são livre para escrever e discutir. Estas e outras difíceis metas ambientais somente serão realizadas por uma combinação entre o investimento e design das aeronaves inteligentes, otimizando o ambiente em que a aeronave opera. É por isso que a nossa última concepção do Futuro realizada pela Airbus, Céus mais inteligentes, se concentraram não apenas em no que voar, mas também, de que maneira podemos voar em 2050 e até mais além”.
Já nos dias de hoje, o sistema de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM) e a tecnologia embarcada nas aeronaves foram sendo otimizadas, a Airbus pesquisa com base em pesquisas recentes sugerem que os voos na Europa e os EUA poderiam ser, em média, cerca de 13 minutos mais curtos, e os voos em outras partes o mundo poderia ser também mais curtos. Assumindo que são realizados cerca de 30 milhões de voos por ano, daria para economizar cerca de 9 milhões de toneladas em excedente de combustível em cada ano, o que equivale mais de 28 milhões de toneladas de emissões de CO2 que seriam evitáveis ​​e uma economia de 5 milhões de horas de voo. Adicione a isso os projetos de novas aeronaves, fontes alternativas de energia e novas formas de voar e você pode enxergar quão significativa seria ver essas melhorias.
O futuro visto pela Airbus concentra-se apenas nos cinco tópicos que o programa ‘Céus Mais Inteligentes’ acredita que poderiam ser implementados em todas as fases de operação de uma aeronave para reduzir os resíduos no sistema (os resíduos podem ser: no tempo, no combustível, na emissão de CO2). Estes tópicos são os seguintes:
Leia mais sobre o avião do futuro segundo a Airbus, seguindo o link.
Aeronave de descolagem em 'subida contínua de alta performance’.
·                     As aeronaves lançadas através de decolagem assistida alimentada por propulsores de combustível renovável, permitindo que a aeronave um ângulo de subida íngreme o bastante para subir em alta velocidade, e assim atingido rapidamente os níveis de cruzeiro. Isso permitirá minimizar os ruídos próximo ao solo e proporcionar voos mais rápidos e eficientes.
·                     Como o espaço em terra torna-se cada vez mais raro nas mega-cidades, esse tipo de abordagem poderá reduzir também o tamanho das pistas de pouso, pistas mais curtas poderão ser utilizadas.
Aeronaves voando em formação assistida ao longo de "vias expressas passarelas”.
·            Aeronaves alta tecnologia e altamente inteligente seria capaz de "auto-organizar" e selecionar as rotas mais eficientes e as de ambientalmente mais amigável em "voo livre", fazendo assim melhor utilização do tempo e das condições atmosféricas.
·            Rotas de frequência muito alta de voos também permitiriam as aeronaves se beneficiarem dessa técnica de voo utilizada comumente pelos pássaros durante o seu voo de cruzeiro, essa técnica melhoria a eficiência do voo devido à redução do arrasto e redução do uso de combustível.
Com o Glide de descida livre nas aproximações e aterragens, sem uso de empuxo, reduzindo o ruído.
·            Permitir que o glide, ângulo de descida, das aeronaves seja livre em um planeio acentuado, continuo e sem propulsão garantindo baixa emissão de ruídos e poluentes na atmosfera. Nas descidas ao contrario da subida, necessariamente não haveria a propulsão.
·            Estas abordagens também irão reduzir a velocidade de pouso readequando o glide de forma aproximar-se com baixa velocidade minimizando a necessidade de grandes distâncias em pistas e fazendo um pouso curto utilizando o menor espaço possível.
Operações em terra e a baixa emissão de poluentes
·            Os motores dos aviões depois do pouso poderiam ser desligados mais cedo evitando o taxiamento pela pista assim as emissões próximas ao solo poderiam ser cortadas.
·            Com tecnologia poderia ser otimizada a posição de uma aeronave em pouso de precisão o suficiente para dirigi-la a um carro retornável com propulsão autônoma que permitisse o aclopamento do avião. Com uma alimentação autônoma forneceria energia e taxiaria a aeronave ate o ponto de desembarque. Assim a aeronave poderia ser conduzida por pistas mais rápidas e desobstruídas, o que otimizaria o espaço dos terminais, removendo as limitações da utilização de portões.
Ligando no futuro aeronaves e infraestrutura
·          O uso de potenciais fontes alternativas sustentáveis de energia como os biocombustíveis ​​e outras potenciais fontes alternativas de energia tais como: a eletricidade, o hidrogênio, a solar e etc. será necessária para garantir o abastecimento e reduzir ainda mais o impacto ambiental da aviação em longo prazo. Isso permitirá a introdução de energia disponível regionalmente com a utilização de fontes renováveis para o aeroporto e para a aeronave e todos os implementos envolvidos na infraestrutura e de forma sustentável.
Airbus já está trabalhando em uma série de soluções inovadoras de hoje para enfrentar os desafios da aviação sustentável no futuro, seja no desenvolvimento e na utilização de combustíveis alternativos, no investimento no design de aeronaves, ou no apoio a ATM mais eficiente. Airbus também é um dos atores principais dos programas NextGen e SESAR – que buscam melhorar o desempenho do sistema ATM através de um melhor uso das capacidades das aeronaves, as mudanças na infraestrutura e na organização. Esses novos recursos são projetados para reduzir o congestionamento do tráfego aéreo e nos atrasos, permitirá rotas diretas, melhores perfis de voo, e deve ajudar a reduzir o custo dos serviços da navegação aérea por meio de tecnologias avançadas nas comunicações.
"Nós sabemos hoje que as pessoas querem voar mais no futuro e nossas previsões serão para apoiar isso. Sabemos também que eles não querem voar a qualquer preço", diz Charles Champion. “Nosso foco na Airbus será o de atender este crescimento contínuo na demanda, apoiando o passageiro, nossos clientes e tendo no meio ambiente o centro dos nossos pensamentos. O futuro da aviação sustentável é de formas múltiplas será parte do sucesso e vai exigir a colaboração entre todas as partes apaixonadas em garantir uma perspectiva de sucesso para a aviação no futuro”.
Para mais informações sobre o futuro da Airbus vá para www.thefuturebyairbus.com
Tradução, adaptação e edição: Roberto Maranhão

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