Wednesday, September 5, 2012

Cortiça melhora compósitos aeroespaciais em 250%

Cortiça melhora compósitos aeroespaciais em 250%:
A cortiça é um material natural que historicamente tem sido relegado a usos não associados com a tecnologia, como rolhas de garrafas e bases de quadros para fixação de avisos. Mais recentemente se demonstrou que a cortiça é o melhor material disponível para a construção de pára-choques de automóveis. Isso mostra que a cortiça pode começar a dar a volta por cima.
Redação do Site Inovação Tecnológica: 05 de setembro de 2012
Low-tech
Agora, os compósitos, símbolos máximos dos materiais de alta tecnologia, tiveram seu desempenho multiplicado por várias ordens de grandeza com o auxílio de um material que vem sendo desprezado pela tecnologia, apesar de seu baixo custo e de suas propriedades mais do que interessantes.
O sanduíche de cortiça substitui "com louvores" uma camada de 10 a 15 centímetros de fibra de vidro usada no isolamento dos aviões. [Imagem: Sargianis et al./NSR] 
Compósito com cortiça
Engenheiros descobriram que a cortiça pode ser a melhor opção para formar os "sanduíches" que são a marca registrada desses materiais compósitos  usados em aviões e aplicações aeroespaciais.
"A cortiça é um produto natural com propriedades intrigantes," concorda Jonghwan Suhr, da Universidade de Delaware.
"Ela é absorvedora de energia, leve, resistente a impactos e tem excelentes propriedades de amortecimento vibracional e acústico. Sua organização celular única também resulta em boas propriedades termais, e ela é impermeável à umidade," lista ele.
Ruído em aviões
Suhr e seus colegas se interessaram pela cortiça quando procuravam por um material que pudesse diminuir o ruído no interior dos aviões.
Os compósitos usados em aplicações aeroespaciais são estruturas em camadas, misturando fibras e espumas sintéticas, ou materiais com estrutura em forma de colmeia, entre placas de fibras de carbono incorporadas em resinas.
O resultado é um material imbatível em termos de resistência e leveza.
Infelizmente, esses materiais são também muito bons em conduzir ruídos, o que é um enorme inconveniente em um avião.
A solução adotada hoje consiste em forrar o espaço entre as estruturas externa e interna do avião com uma parede de 10 a 15 centímetros de fibra de vidro. Isso, contudo, aumenta o peso e reduz o espaço interno da aeronave.
Anti-ruído de cortiça
Os pesquisadores então tiveram a ideia de criar uma camada adicional com compósito – uma camada de cortiça natural.
E os resultados superaram as expectativas.
"Nós obtivemos uma melhoria de 250% no isolamento acústico usando a cortiça, sem qualquer sacrifício das propriedades mecânicas," conta Suhr. "Além disso, a cortiça é sustentável e ambientalmente amigável porque sua produção não envolve a emissão de carbono."
A tecnologia já está sendo negociada com uma empresa fabricante de isolamentos termais e acústicos, sediada em Portugal.

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