Dilma pretende bater o martelo sobre modelo de parcerias no setor privado que atrairão investimentos para esses dois setores, portos e aeroportos, o mais rápido possível, já na 1ª quinzena deste mês…
JORNAL BRASIL ECONÔMICO via NOTIMP: 06 de setembro de 2012
A presidente Dilma Rousseff passou o dia de ontem dedicada a reuniões com a equipe de técnicos e ministros envolvidos na finalização do programa de concessões de portos e aeroportos, considerados os mais complexos do choque de investimentos promovido pelo governo.
Dilma pretende bater o martelo em relação aos formatos das parcerias com o setor privado que atrairão investimentos para este dois setores o mais rápido possível. A ideia é que todo o programa seja anunciado ainda na primeira quinzena deste mês. O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, já havia dito anteriormente que as medidas sairiam este mês.
O ministro da Secretaria de aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, e o da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Leônidas Cristino, voltaram no último final de semana de uma viagem comandada pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman. Eles foram estudar formatos de gestão de portos e aeroportos na Europa para finalizar todo o pacote do governo.
Projeto de ampliação do terminal do aeroporto de Guarulhos SP.
No setor de portos, o governo deverá publicar nos próximos dias um pacote de ações que devem destravar até R$ 40 bilhões em investimentos no setor, boa parte dos recursos obtidos por meio de parceria com empresas privadas.Os planos do governo seguem na direção de incentivar concorrência entre operadores portuários e qualificar os serviços.
Já no setor de aeroportos, há a perspectiva de um modelo de parceira público-privada (PPP) entre a Infraero e um grande operador aeroportuário do exterior. A viagem de integrantes do governo à Alemanha e à Paris deve definir sócios para a estatal brasileira no programa. R.B.N.
No comments:
Post a Comment