Tuesday, September 4, 2012

Pilotos fazem homenagem ao serviço postal da FAB e sobrevoam MT

Pilotos fazem homenagem ao serviço postal da FAB e sobrevoam MT:
Voos começaram em fevereiro e percorrem várias cidades brasileiras. Grupo revive trajetória de pilotos que saíam de SP para o Centro-Oeste. 
G1 Mato Grosso: 03 de setembro de 2012
Um grupo de pilotos aposentados está fazendo uma homenagem ao Serviço Postal mantido pelas Forças Aéreas Brasileiras (FAB) e visita várias cidades brasileiras. Em seis aviões de transporte e um helicóptero, os pilotos pousaram no município de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá nesta quarta-feira (29).
Aeronave faz parte de projeto que refaz trajeto da década de 1930. (Foto: Reprodução / TVCA)
Esse grupo, a maioria de empresários, saíram da São Paulo para se aventurar pelo céu de várias cidades do país. A ideia principal, segundo os organizadores, é reviver a trajetória percorrida há 80 anos pelos pilotos da FAB que eram responsáveis pelo correio nacional em 1932.
A atração reuniu apaixonados pela aviação e estudantes da cidade que puderam andar de avião pela primeira vez. “Pra gente reviver a história é extremamente importante. Infelizmente somos um país que esquece com muita facilidade a história. Então todo ano revivemos uma rota histórica”, disse o piloto Luiz Henrique Ceoto.
Curtiss Fledgling usado no CAN tem o apelido de “Frankenstein” em exposição no MUSAL. 
De acordo com os pilotos, as aeronaves são dos anos de 1943 e 1950 e foram totalmente restauradas e são consideradas novas. O voo começou a ser planejado em fevereiro, no dia do lançamento de um livro sobre o Correio Aéreo Nacional. “Trouxemos diversas cartas de correspondências de alunos da cidade de Campo Grande para os colegas de Tangará e vamos levar de volta se houver resposta”, relatou o piloto Cosme Dummont.
A próxima cidade visitada será Vilhena, em Rondônia. Após isso, o grupo retorna para São Paulo para publicar um livro sobre a jornada aérea.
Saiba mais sobre o CAN, Correio Aéreo Nacional, seguindo o link.
O cessninha 140 faz parte dessa história, saiba mais seguindo o link.

No comments:

Post a Comment