Sunday, September 2, 2012

Super Petrel LS – O sucesso da Edra Aeronáutica

Super Petrel LS – O sucesso da Edra Aeronáutica:
Construído em Ipeúna, no interior de São Paulo, onde fica a Edra Aeronáutica, utilizando-se de vários materiais em sua construção, todos de alta qualidade e conceituados na indústria aeronáutica mundial que vão das fibras de carbono, ao kevlar, e as fibra de vidro, as espumas de PVC, resinas epox, em moldes laminados combinandos, alem de metais como o aço e o alumínio
Aviação Geral: 01 de setembro de 2012
por Roberto Maranhão.

Motivada pelas enormes dimensões continentais do Brasil, da abundância em água e da notável tradição aeronáutica, a EDRA Aeronáutica projetou, desenvolveu e está fabricado um avião anfíbio notável em material composto e chamado de ‘Super Petrel LS’. O Super Petrel LS é um ultraleve anfíbio, biplano versátil e resistente, e que oferece desempenho semelhante se comparado a outras aeronaves convencionais na mesma categoria.
Além de ser bonito elegante e seguro o Super Petrel LS tem qualidade de voo incomparável, fornecendo uma pilotagem dócil e precisa em todas as faixas de velocidade. Na água o seu desempenho é imbatível, o desempenho nas descolagens e aterragens em distancias curtas não tem quaisquer restrições tornando-se desta forma uma aeronave completa. O Super Petrel LS é hoje, um sucesso mundial alcançando esse ano um marco histórico com mais de 300 unidades vendidas, tanto no Brasil como em outros 22 países ao redor do mundo!
A Construção
Utilizando-se das mais avançadas técnicas de fabricação em cada parte dos componentes estruturais o resultado final apresenta uma taxa elevada de resistência e peso, tem excelente resistência à corrosão e bastante praticidade. Características importantes por se tratar de uma aeronave anfíbia, o Super Petrel LS pode operar em pisos de terra, grama, asfalto ou concreto e também na água, tanto lagos, rios de água doce como também na zona costeira em água salgada. O Super Petrel LS tem que está preparado para esses desafios.
Nele são utilizadas peças conformadas em alumínio ‘Aeronáuticos 6061-T6 e 2014-T6’, bem como guarnições e componentes em aço inoxidável, recomendados nas partes em contato com ambientes corrosivos a exemplo da água do mar. Todas as peças em aço inox e, ou de alumínio são cortadas por laser ou por jatos d’água em alta pressão.
Os amortecedores são preenchidos com nitrogênio e os freios hidráulicos são a disco nas rodas dos trens principais proporcionando frenagens mais suaves e controladas o que acaba proporcionando mais segurança durante as descolagens e aterragens. Todas as superfícies tem acabamento com tinta poliuretano assegurando proteção total da aeronave.
A História
O desenvolvido pela Petrel em 1983, quando o engenheiro francês Claude Tisserand desenvolveu e voou um monoplano anfíbio de único assento em madeira chamado de "Hydroplum" alimentado por um motor Hirth de 40hp.
O Petrel evoluiu a partir deste projeto de avião anfíbio inicial, e que teve o seu primeiro voo em novembro de 1986. As asas e a fuselagem para o Petrel foram fabricadas em fibra de vidro epoxied. Em 1988, após uma série de modificações e uma considerável quantidade de testes. Em 1990, a SMAN (Morbihannaise Societé d'Aero Navegação), da França, comprou os direitos de produção para o Petrel e começou a produção em série na forma de kit’s para montagem na Europa e nos EUA,
A Aeronáutica EDRA do Brasil e seus engenheiros jovens e talentosos adquiriram os direitos da fabricação de cerca de 100 aeronaves ultraleves Petrel anfíbios e que foram construídos até 1996. Em 1996, a EDRA adquiriu as propriedades intelectuais do Petrel. O Petrel foi totalmente redesenhado e em 1997, lançado como o Paturi. Em 2001, com avanço no desenvolvimento do Petrel pela Edra Aeronáutica, começou ser construída uma nova aeronave batizado de "Super Petrel 100" e seu primeiro voo ocorreu em agosto de 2002. Em 2007 mais de 200 aeronaves tinham sido fabricadas.
O desenvolvimento de última geração de Petrel o "SUPER PETREL LS" começou em 2008. As principais melhorias incluíam uma nova fuselagem de carbono em peça única totalmente redesenhada e construída em estrutura rígida de Kevlar, com longarinas das asas em carbono. Portas maiores para o acesso à cabine o que tornou o acesso mais fácil. O MTOW, peso Maximo de decolagem, foi aumentado para 600 kg, fator de carga entre 4/- 2 G’s, e uma VNE, velocidade que não deve ser excedida, de 210 km/h, um stol de 56 km/h e uma excelente velocidade de cruzeiro de 180 km/h. O peso vazio, sem cargas e combustível, foi reduzido para 320 kg.
Os trens de pouso do Super Petrel LS são retrateis recolhidos por acionamento mecânico e manual. Os sistemas são simples e de fácil manutenção o que ajudam a tornar a aeronave de baixo custo de aquisição e manutenção. Por se tratar de uma aeronave experimental a motorização fica a critério de seu comprador em vários modelos existente no mercado.
Finalmente, após 300 aeronaves produzidas o "SUPER PETREL LS" tornou-se um avião moderno, rápido, seguro e muito confortável. Com suas incríveis características hidrodinâmicas, versatilidade, tornou-se atualmente em um dos melhores ultraleve anfíbios no mundo.
PARABENS À ‘EDRA AERONÁUTICA’ POR ESSE FEITO HISTÓRICO PARA A AVIAÇÃO DO BRASIL, com os comprimentos do Aviação Geral.

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