Wednesday, February 13, 2013

A FAMÍLIA VULCANAIR

A FAMÍLIA VULCANAIR:
O VULCANAIR P 68, também conhecido como ‘Pantenavia’, nasceu na Itália, e ganhou sua versão mais atual com auxilio dos alemães, dessa união deu origem ao ‘Observer’, no intuito de oferecer aos Governos Europeus uma plataforma de observação privilegiada. Mas quem gostou mesmo foram os fotógrafos e cineastas que tinham nas mãos um equipamento perfeito para suas atividades, principalmente em regiões remotas e de difícil acesso.
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Aviação Geral: 12 de fevereiro de 2013
por Roberto Maranhão
          O VULCANAIR P68 é produzido em duas versões o P68-C de trens de pouso fixo e o P68-R com os trens de pouso retrátil. Sendo que na versão 'C' também é produzido uma variante famosa, o P68 Observer.  O P68 é um avião bimotor de seis lugares, monoplano de asa alta e projetado pelo professor ‘Luigi Pascale’ na década de 1960 e colocado em produção em 1972.
        Primeiramente destinado para uso particular e profissional em transporte de passageiros porem, pode ser empregado no treinamento de pilotos. Pode ser transformado rapidamente em avião ambulância com o reposicionamento dos bancos e a introdução de maca e equipamentos médicos, ou em um cargueiro com uma respeitável capacidade volumétrica de sua cabine e portas generosas.
        É capaz de operar em pistas curtas e de cascalho graças à combinação de ser uma aeronave asa alta, com os motores altos e alojados nas asas o que mantém os hélices longe do chão. A versão P68-R pode, por exemplo, cruzar até 3.052 km de distancia, mantendo um cruzeiro no FL 100, 10.000 pés acima do nível médio do mar, mantendo uma velocidade de 317 km/h o que significa mais de 9 horas de autonomia, com reserva de 45 minutos.
Vulcanair P-68R, versão com os trens de pouso retrateis.
          SUA HISTÓRIA
          Voado pela primeira vez em 25 de maio de 1970, o protótipo do P 68 foi construído na Itália. Alimentado por dois motores a pistão Lycoming IO-360 de 200 cv (149 KW). A produção iniciou em 1972 inicialmente 14 aeronaves de pré-produção nas instalações de Casoria. A partir daí o modelo acomodou algumas variantes, em 1974 construíram uma versão P68-B com uma fuselagem alongada em 6 polegadas, 15,2cm, para criar um espaço extra na cabine. Em 1979 esse modelo foi substuido pelo P68-C que tinha um nariz mais alongado para permitir a acomodação de um radar meteorológico.
        O P68 foi inicialmente produzido pela Partenavia que faliu e vendeu para Vulcanair, em 1993, seus direitos sobre os projetos e ferramental de produção da aeronave. Os modelos da Vulcanair P68 são usados pela Força de Defesa de Bahamas, a Serra Leoa, e pela Polícia do Estado de Nova York.
Vulcanair P68 – Observer  
        Hoje, os modelos VULCANAIR P68-C, versão oferecida com os trens de pouso fixo, podendo ser encomendado na versão tradicional com a cabine de voo fechada ou na versão ‘Observer’ com uma grande área do nariz em material transparente permitindo uma grande área de visibilidade em voo, semelhante aos helicópteros, para seus ocupantes. Já o modelo VULCANAIR P68-R tem os trens de pouso retrátil.
         Em seu emocionante modelo Observer, um derivado que possui uma cabine de voo com ampla área transparente possibilitado aos ocupantes uma generosa área de observação, para quem esta sentado nas poltronas da frente pode apreciar um impressionante visual para ambos os lados e também para baixo.
O painel de voo do Valcanair P68-C apresentado os instrumentos GARMIN em seu cockpit. 
          Observer
A empresa da Alemanha ‘Sportavia-Putzer’, modificou o P-68, substituindo as seções metálicas do nariz em alumínio aeronáutico por uma estrutura transparente, comercializando-os como um avião de observação para a aplicação de observação e vigilância. Inicialmente, eram simples conversões das aeronaves existentes, mas o sucesso da versão incentivou a Vulcanair construírem aeronaves totalmente novas nessa versão do P68. O P68-Observer mudou a maneira de se apreciar o voo em aeronaves de asa fixa.
Na versão do P68- Observer o painel de voo é na forma de coluna central muito semelhante ao utilizado nos helicópteros.
           A-Viator
         Com a ajuda de Aeritalia, a Vulcanair iniciou em 1978 o desenvolvimento de uma versão turboélice onze assentos utilizando o ferramental existente para uma versão de motorização turboélices. Inicialmente esse protótipo foi batizado de Spartacus AP. 68TP, e voou utilizando uma turbina Allison 250, hoje esse motor é produzido pela gigante Rolls-Royce e recebe a denominação M250. Essa versão alongada e evoluída do P68, hoje recebe o nome de A-Viator e pode transportar 2 tripulantes e 9 passageiros a distancias de até 1.575 km em velocidades de 395km/h no FL 120, 12.000 pés acima do nível médio do mar.
        Qualquer um desses modelos poderá ser adquiridos no Brasil já com certificação da ANAC através do represente local Linford Aviation Brasil Representações, Avenida Olavo Fontoura, 484, Hangar Fontoura – Aeroporto Campo de Marte / Santana – Cep: 02012-020 São Paulo – SP – Brasil.
Para maiores informações ligue Tel: +55.11.2221 3030 Fax: +55.11.2221 3030 ou acesse o site Website: http://www.linfordaviation.com.br/aviator.htm

Variantes
P.68 - versão inicial de produção, 14 aeronaves foi construída.
P.68B - P.68 com fuselagem alongada em cerca de seis polegadas e seis lugares, 190 foi construída.
P.68 Observer – Modificado do P.68B, versão com o nariz totalmente transparente, mais de 21 ou foram construído ou modificado.
P.68C - P.68B com nariz mais longo e tanques de combustível integrais na asa, mais de 114 foi construído.
P.68C-TC - P.68C equipado com motor Lycoming TI0-360-C1A6D motor turbo de 200HP.
P.68R - P.68B com trem de pouso retrátil, uma construída.
P.68T - P.68R com fuselagem alongada, uma cauda maior e motorização turbo hélice,  Allison 250-B17B, quatro construída.
AP.68TP - protótipo da versão turboélice. Voou pela primeira vez no dia 11 de setembro de 1978. Designação original P.68 Turbo.
AP.68TP-100 – segundo protótipo para motores turboélice.
AP.68TP-300 Spartacus - P.68T com trem de pouso fixo, mais de 13 construídos.
AP.68TP-600 Viator - Spartacus com retrátil nariz, material rodante alongado e fuselagem esticada, mais de 6 foi construída.
AP.68TP-600 A-Viator como acima, com estrutura e os upgrades de aviônicos, o demonstrador vou em 2009.
RG Spartacus - Equipado com um trem de pouso retrátil.
Spartacus -10 - versão esticada do RG Spartacus.
As informações da Wikipedia

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