Monday, June 4, 2012

O Short Tucano

O Short Tucano:
O Short Tucano T1 (S.312) é uma aeronave turboélice de treinamento com dois lugares que é utilizado pela RAF – Royal Air Force da Inglaterra. É uma versão do Embraer EMB-312 Tucano, e produzido sob licença de construção. Essa versão também é utilizada pelas forças aéreas do Quênia e do Kuwait.
Aviação Geral: 02 de junho de 2012
por Roberto Maranhão
O Short Tucano foi desenvolvido pela empresa britânica Short Brothers, a fim de atender a os requisitos para substituir o Jet Provost como treinador básico para os novos pilotos da RAF, como previsto no pré requisitos ‘Air Staff Target 412’. É uma adaptação do Embraer EMB-312 Tucano porem, equipado com um motor turboélice Garrett mais potente, que desenvolve 1.100 shp (820 kW) no lugar dos motores Pratt & Whitney de 750 shp (560 kW) PT6 do Tucano da Embraer. Essa potencia adicional do Short Tucano lhe garantiu melhores performance e maiores velocidades de subida.

Além de ter um motor diferente, outras diferenças tiveram que ser acrescentadas ao modelo original, com isso os Short’s ganhou reforços nas estruturas e um novo layout do crockpit, que se assemelha ao Hawk treinador avançado da RAF, um conjunto de hélices com quatro pás ao invés de três de seu semelhante. Outra providencia se fizeram necessárias: adicionamento de freios aerodinâmicos e remodelação das pontas das asas e instalação de bancos injetáveis Martin-Baker MB8LC para a segurança da tripulação. Também sofreu modificações os sistema de oxigênio e nos gravadores de dados de voos. Porem, de todas essas modificações, a mais visível fica por conta do canopy, parte transparente que protege os pilotos.
Curiosamente, o Short Tucano foi consagrado vencedor em 1985 numa licitação que envolveu várias aeronaves como o britânico NDN Firecracker e o suíço Pilatos PC-9. O Pilatos PC-9 que fora derrotado pelo Short Tucano é o avião que serviu de base para Hawker Beechcraft criar seu modelo AT-6 e que, em tese, foi derrotado pelo Super Tucano embora a competição tenha sido cancelada.
Alem da variante Short Tucano T-1 da qual foram produzidas 130 aeronaves para atender as necessidades da RAF por treinadores básicos para a RAF. O Short Tucano teve mais duas versões, o Tucano Mk 51 que é uma versão de exportação para o Quênia e foram produzidas 13 unidades, um porem foi perdido nos ensaios de voo em fevereiro de 1990 matando o piloto de testes Allan Deacom. E o Tucano Mk 52 que é uma versão de exportação para o Kuwait e já foram produzidas e entregues 16 aeronaves.
Agora, se quiser comprar um leia o artigo abaixo.
Você gosta do Shorts Tucano? Morre de vontade de ter um só para fazer vários voos de acrobacia no final de semana? Sente-se seguro por eles serem equipados com assentos ejetáveis? Agora você pode ter um desses, por um módico valor de US$ 350 mil.
Não é piada, nem brincadeira. O website E-bay, famoso por ter disponível para compra os mais diversos e inusitados itens, de canetas a iates luxuosos, está disponibilizando para venda um exemplar do Shorts Tucano, que foram comprados da Royal Air Force (RAF, força aérea do Reino Unido).
Segundo o vendedor, que é de Oregon (EUA), a aeronave está com menos de 1.600 horas de voo, com todos os aviônicos e rádios originais. Os assentos ejetáveis também são originais, mas não estão em funcionamento. O comprador será o responsável por fazer o transporte do turboélice, bem como fazer a montagem final das asas com a fuselagem.
A revista ASAS publicou na edição 48 (abril/maio de 2008), com exclusividade, uma notícia sobe a venda de seis Shorts Tucano da RAF para um operador civil nos EUA. Na ocasião, as aeronaves estavam parcialmente desmontadas, no depósito da RAF em Shawbury. Aparentemente, este vendedor de Oregon foi o mesmo que adquiriu os treinadores do Reino Unido em 2008.
Fonte: Revista Asas

No comments:

Post a Comment