O National Transportation Safety Board (NTSB), concluiu que, sem documentos não foi possível atestar as grandes modificações que levaram à queda do avião P-51D, que matou seu piloto e mais 10 espectadores na ‘National Air Races Championship’ em Reno, Nevada USA. Segundo um relatório da NTSB divulgado segunda-feira 27-08-12.
Aviation Today: 28 de agosto de 2012
O experimental de assento único P-51D Mustang, apelidado de "The Galloping Ghost” o mesmo que “O Fantasma Galopante" em português, apresentava deterioração na contraporca que seguravam a guarnição no sistema de elevação, parte móvel do profundor, levando mais rigidez e esforço ao sistema, a guarnição rompeu e levou o avião agitar-se ferozmente devido a alta velocidade, ou velocidade de corrida, o que resultou na queda da aeronave. Essa conclusão teve apoio unanime dos investigadores do NTSB e apresentada em painéis fotográficos e vídeos gravados por espectadores do evento do ano passado.
Jimmy Leeward, era um piloto dublê de Hollywood com 74 anos, supostamente implementou uma série de modificações na aeronave para aumentar a sua velocidade. De acordo com o NTSB, as modificações incluíram o encurtamento das asas, a instalação de um sistema de refrigeração para o motor e as alterações da incidência dos estabilizadores horizontais e verticais.
O FAA exige que os pilotos informem essas mudanças a qualquer um de seus escritórios regionais, com os novos paramentos de voo, porem, os investigadores não encontraram nenhum registro de modificações como as que estão sendo relatada, a exceção do novo sistema de arrefecimento.
"Na Reno Air Show, existe uma linha tênue entre a observação e o risco de ser impactado, o espectador assume a consequência de quando algo dá errado, a linha foi cruzada", disse o presidente do NTSB Deborah Hersman. "Os pilotos experientes assumem esses riscos. Os espectadores assumiram sua própria segurança e haviam avaliado os seus próprios riscos"
Em abril passado, a NTSB havia emitido 10 recomendações de segurança para a “Air Racing Association Reno” com base na investigação em curso naquele momento, incluindo avaliações de engenharia nas aeronaves que necessitassem de alterações importantes; elevando assim o nível de segurança para os espectadores e das pessoas próximas ao autódromo, ha orientação do FAA para a ‘Reno Air Show’ melhorar a segurança nos projetos em curso.
Tradução, adaptação e montagem – Roberto Maranhão
Veja no vídeo abaixo a sequencia do acidente e momento do choque com o solo.
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