Tuesday, August 28, 2012

Pratt & Whitney vai fornecer uma segunda opção de motor para o Eurocopter X4

Pratt & Whitney vai fornecer uma segunda opção de motor para o Eurocopter X4:
Eurocopter revelou durante a Heli-Expo, mais conceituada feira internacional de helicóptero do mundo que ocorre anualmente em Dallas USA, que a Pratt & Whitney vai proporcionar um motor especifico para a sua próxima geração de seus helicópteros, os X4.
Shephard: 27 de agosto de 2012
por Tony Osborne,Dallas,EUA
Falando a jornalistas em uma mesa-redonda durante a Heli-Expo 2012, em Dallas, o CEO da Eurocopter, Lutz Bertling disse que: “todos os programas de tecnologia de aeronaves lançadas no âmbito de sua empresa teriam a característica da opção de um segundo motor e assim reduzindo os de atrasos  na programação”.
Eles, referindo se aos executivos da Pratt & Whitney,  então confirmado que um segundo motor seria fornecido pela empresa, mas não seria desenhado um novo modelo, ou tamanho especifico de motor.
Até agora, a francesa Turbomeca tinha acreditado ser o único fornecedor de motores apenas para o X4. Demonstrador da empresa o TM800 que figurava como a unidade de força para a nova aeronave a partir de 2017, de acordo com Andries Olivier, CEO da ‘Turbomeca’, levando à especular que o motor não estaria disponível a tempo para a versão provisória do X4, que deverão estar disponíveis para o mercado em torno de 2016.
O motor TM800 está projetado para produzir 1.100 shp e uma redução de 20% no consumo de combustível.
Eurocopter prevê a construção de duas versões do X4: a primeira versão provisória que é esta prevista para voar em 2015 e que será uma configuração básica, enquanto uma versão mais para comercialização só deverá esta disponível a partir de 2020, contará com o que as chamadas mudanças tecnologias da Eurocopter.
"O nível de inovação é tão grande que precisamos de mais abordagens para concluir” frisou Bertling, acrescentando que a Thales e a Sagem são também parceiros no projeto. Junto com FBW lado da ‘side-stick controllers’, a empresa planeja uma cabine de voo com console interativo em pequena central, informações de áudio e visualização em 3D com grandes HMD gerando amplos campos de visualização.
A aeronave terá uma fuselagem de fibra de carbono susceptível de ser produzida pela ‘Daher’, na célula será utilizada soldagens por fricção nas articulações. É provável que nas pás dos rotores das aeronaves seja usada a tecnologia conhecida como ‘Blue Edge’, o que poderá beneficiar o projeto com uma redução de 3 a 4 dB nos níveis de ruídos, o potencial de uso do sistema de controle da Blue Pulse e o rotor de peso ativo não foi descartada.
Pratt & Whitney foram procurados para obter maiores detalhes, mas o grupo ainda não se pronunciou.


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