O último lançamento da Aircraft Van demonstra a evolução dos modelos produzidos em kit’s, a montagem final é por conta do usuário. A família Van continua melhorando o legado dos mais bem sucedidas aeronaves lado-a-lado e a vendidas em kit da historiada aviação: Van RV-6, RV-7, RV-9 e RV-12.
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Aero-News Network: 22 de agosto de 2012
O comentário é que o Vans RV-14 é diferente dos outros. O RV-14 é alto, a posição do assento na posição vertical e capota bem grande em forma de bolha propicia excelente visibilidade em todas as direções. A cabine é realmente grande, tão grande como muitos aviões de quatro lugares, é verdadeiramente espaçosa. Livre para o alto, muito espaço para as pernas, muito espaço entre os assentos. As pessoas grandes vão gostar deste avião!
O a capota transparente báscula para frente, o que só é possível na fuselagem do RV-14, utiliza um dispositivo dobradiça nova que permite que ela abra por inteiro incluindo o acesso ao bagageiro e a parte superior do painel de instrumento, permitindo também um fácil acesso aos elétricos, conexões de aviônicos etc. É possível do chão verificar visualmente toda a parte atrás do painel de instrumentos.
Por falar em aviônicos, no RV-14 está incluída uma cablagem padrão que conecta os elétricos básicos habituais, luzes, bomba de combustível, flaps, compensadores etc. O nosso protótipo usa um sistema Dynon Skyview, mas o chicote de fiação padrão para o RV-14 permitirá ampliação da capacidade de fiação permitindo sua expansão para ‘plug-and-play’ para vários sistemas populares de EFIS. Ate sem painel para aqueles que querem desenvolver o seu próprio painel a partir do zero também está previsto.
Os tanques de combustível das pontas das asas podem ser removidos sem ter que tirar fora a asa do avião. Os ailerons são controlados por ‘pushrods’ rígidos movendo-se em rolamentos e buchas, esse tipo de sistema é de baixo atrito, e também fornece ao piloto a sensação de peso nos controle que tornaram os RV’s famosos mundialmente. Bordos de ataque e pontas de asa têm provisões para luzes de navegação, farol de pouso, e luzes estroboscópicas. Na frente um poderoso Lycoming IO-390 de 210 hp que sobrevive escondido sob o capú. Pulsa vibrante quando acionado mostrando poder. O sistema de escapamento mantém maior parte dos ruídos dos gases de escape relativamente baixo especialmente dentro da cabine.
O RV-14 tem a estrutura típica de todos os modelos e das aeronaves mais e de fácil construção. É uma estrutura de alumínio conformado em monoblocos fixados por rebites. Este método tem sido o padrão na construção de aviões por quase 70 anos. Para qualquer outro tipo de material será muito difícil superar a combinação de baixo peso, integridade estrutural, simplicidade e acessibilidade que o alumínio aeronáutico oferece. O RV-14 tem cabine espaçosa que acomoda dois adultos de tamanho normal, na verdade, a idéia básica era fornecer ao RV-10 mais espaço e conforto para um avião de dois lugares. Os resultados são impressionantes. Ambos os bancos irão manter as pessoas pelo menos 16cm de espaço pra cima e para as penas o conforto de uma sala de estar.
Vans disse que, esperam que os kits da asa do RV-14 já estejam disponíveis no outono de 2012. Isso inclui tudo o necessário para um conjunto completo de asas, tanques de combustível, superfícies de controle, montantes, vergas completares, as pontas de asa moldadas e etc. O preço ainda por ser determinado, mas uma estimativa preliminar é de cerca de US$ 9.000,00. Depois disso, os outros componentes como o kits da empenagem, fuselagem, e o material de acabamento serão lançados em seu devido tempo.
Tradução, adaptação e montagem: Roberto Maranhão
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