ICON A5 – DE VOLTA O PRAZER DE VOAR:
Em 2004, a Federal Aviation Administration – FAA, em estreita colaboração com a Experimental Aircraft Association – EAA, criaram o que foi chamado de "a maior mudança na aviação nos últimos 50 anos". Eles criaram uma categoria inteiramente nova de aeronaves “Light Sport Aircraft” assim como, uma nova categoria de licença de voos para pilotos a “PilotSport”, voltadas especificamente para consumidor recreativo. O ICON A5 é uma proposta para essa nova categoria que apresentamos agora…
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Aviação Geral: 22 de setembro de 2012
por Roberto Maranhão
O ESPORTE ESTÁ DE VOLTA AO VOO
Ao criar a nova categoria de aeronaves "Light Sport Aircraft – LSA”, a Federal Aviation Administration - FAA entendeu que o desempenho e a diferença de preço entre as aeronaves mais sofisticadas destinadas ao transporte e as aeronaves ultraleves seriam determinantes. As aeronaves mais acessíveis e de pequena potência seriam destinadas a pilotos amadores e teriam a classificação de S-LSA,
Desde então as aeronaves dessa categoria são as direcionadas para pilotos amadores que voam principalmente por diversão, e são projetadas para serem acessíveis leves e fáceis de operar. Todas as aeronaves ICON são classificadas como S-LSA – ‘Special light sport aircraft’ ou seja, ultraleves esporte e são construídas e entregues prontas para voar. Todas as aeronaves da categoria LSA são inspecionadas e recebem a certificação de aeronavegabilidade do FAA antes do primeiro voo.
A ICON AIRCRAFT
ICON Aircraft tem a missão de trazer liberdade, diversão e a aventura de volta para aviação e com isso oferecer a todos o sonho de voar. As mudanças dramáticas impostas pelo FAA 2004 alterando a regulamentação e criando a categoria ‘Light Sport Aircraft’ redefiniram as possibilidades para a aviação o que permitiu a ICON "reinventar a maneira de voar", concentrando-se na experiência do consumidor.
A intenção da ICON é democratizar a aviação da mesma forma que grandes marcas como a Apple, BMW, Ducati, e Oakley democratizaram seus produtos: pela engenharia de fusão de pendente com design de classe mundial para produtos de consumo. O objetivo final é criar produtos que não só proporcionam grande benefício funcional, mas que também inspire profundamente no emocional dos consumidores.
Após anos de desenvolvimento, com alguns dos melhores engenheiros do mundo na área espacial e em designers industriais, a ICON aircraft lançou o primeiro de seus aviões esportivo, o ICON A5. O A5 oferece uma experiência de voar emocionante e segura em design arrojado que comunica beleza, desempenho, empolgante e o mais importante, divertido. Com mais de 1.000 unidades negociadas pra ser entregues, o A5 tem demonstrado um amplo apelo sem precedentes no mercado. O A5 também ganhou também, inúmeros prêmios de design de prestígio e recebeu cobertura da mídia com destaque nos mais lidos veículos da imprensa, incluindo Wired, The Wall Street Journal, Robb Report, CNN, CBS, Fox e Discovery Channel.
Em 2007, uma equipe de engenheiros aeronáuticos, reconhecidos mundialmente, pelos fabricantes de aeronaves juntou-se a ICON. Muitos dessa equipe vinham da famosa equipe de Burt Rutan, da Scaled Composites, incluindo o vice-presidente de engenharia da Mateus Gionta e da Lear Aero o engenheiro Jon Karkow. Essa equipe teve influencia em vários projetos avançados ai incluído alguns famosos como: Voyager, Flyer Global, SpaceShipOne X-Prize winning, SpaceShipTwo da Virgin, Galactic's SpaceShipTwo.
O ICON A5, aeronave conceito e provas, completou centenas de voos de teste e sua produção em serie está prevista para começar no final de 2012 com as primeiras entregas em 2013. Segundo a imprensa especializada divulgou, 850 aeronaves já teriam sido encomendadas. As instalações da ICON estão localizadas no sul da Califórnia, num viveiro de design automotivo e de engenharia aeroespacial.
A aeronave ICON A5
O ICON A5 é uma aeronave de uso local, pode ser guardada em qualquer garagem, pois suas assas são dobráveis e possui um painel intuitivo, semelhante a um carro, possibilitando que qualquer pessoa pilota-lo facilmente. É certificado para atender as especificações da categoria S-LSA como um hidroavião ou anfíbio, dependendo da presença ou não do trem de pouso. Momo-plano possuindo apenas uma asa e tem asa alta, quando o plano da asa está posicionado por cima da fuselagem. Possui flutuadores dorsais para garantir a flutuação e trens de pouso retrátil opcional, o que permite a operação em terra. Seu único grupo motopropulsor, motor e hélice, esta posicionado por sobre a fuselagem e no meio da asa. Protegido por um capú articulado na parte superior permitindo acesso para a manutenção.
A aeronave está configurada com uma asa de levíssimo enflexamento negativo, para frente, e com motor sobre o dorso do tipo “pusher”. A asa tem uma região central ao longo da envergadura com corda constante, diferenciando das partes externas, aproximadamente 2/5, o restante da semienvergadura tem formato trapezoidal, a finalidade será a otimização da distribuição da sustentação. Além disso, são empregados múltiplos aerofólios, desenvolvidos especificamente para o Icon A5, e adota-se um “droop” de ponta de asa “cuffed wings”.
Tem capacidade para duas pessoas e bagagem, voar em cruzeiro a quase 200 km/h e pode alcançar até 600 km de distancia. Tem um custo de aquisição estimado em US$150.000 dólares. O protótipo conceitual é registrado na categoria experimental com 698 kgf [1.540 lb] de MTOW, peso máximo de decolagem.
Em 06 de agosto de 2012 a ICON anunciou sua parceria a Cirrus Aircraft para produção de componentes para o A5 em suas instalações de Grand Forks, ao norte de Dakota. As peças que comporão a fuselagem serão enviadas para a ICON em Tehachapi na Califórnia onde está localizada a planta de montagem final para as aeronaves. A entrada da CIRRUS melhorou ainda mais a segurança do projeto inicial com a implementação do paraquedas de segurança desenvolvido para aeronaves pela fabricante.
A estrutura do ICON A5 é predominantemente construída em compósitos reforçados com fibra de carbono. A versão de produção é dotada também de protetores de cada lado da hélice. O desenho da fuselagem é de tipo “barco voador”, com “wingtips”, flutuadores hidrodinâmicos e prolongamentos laterais o que melhora estabilidade na água. O trem principal é dotado de freios a disco com acionamento hidráulico, recolhe para cima e para o interior da caixa de flutuação, já a triquilha recolhe para trás e esconde-se no interior do nariz. Os pneus principais são 5.00-5, e o da bequilha é 10×3,50-4.
Propulsão
O protótipo do ICON A5 está motorizado com um motor ‘Rotax 912 ULS’ de 73,5 kW ou 98,6HP, um motor de 4 tempos, que faz girar um hélice tripá de passo ajustável no solo. Tem capacidade de combustível de 76 litros, 20,0 US:GL, 16,7. Recentemente, em 12 de julho de 2012, a empresa anunciou um acordo com a BRP Powertrain, fabricante dos motores Rotax, com a intenção de que o novo ROTAX 912 iS, de injeção eletrônica que tem as mesmas especificações gerais do qual se espera maior eficiência com um consumo de 38 a 70% superior que os concorrentes.
O ICON A5 acomoda confortavelmente duas pessoas lado a lado, inseridos em canopy em peça única articulada e que abre a cabine dobrando-se para frente. As janelas laterais são removíveis em voo. A cabine da aeronave é de fato um dos seus traços marcantes. Foi desenhada de forma a se parecer muito mais com o habitáculo de um carro esportivo, do que como uma aeronave convencional.
A aeronave é equipada com instrumentação convencional, analógica, e de série, além de rádio VHF, intercom e transponder modo ‘C’. O painel de instrumentos é de tudo semelhante aos painéis de carros esportivos, e os instrumentos são embutidos de forma a minimizar os reflexos solares.
Principais Características
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