A Honda Aircraft Co, completou o primeiro voo de teste do seu novo jato executivo muito leve HondaJet, foi o que informou a companhia. A empresa anunciou também que as primeiras entregas serão em 21 de dezembro próximo, como está programado. O representante disse também que: “Esse voo é um passo significativo no programa aeroespacial da Honda que cumprirá fielmente as entregas da aeronaves a partir de 2012”.
Clique nas imagens para ampliar
Aviação Geral: 23 de setembro de 2012
Por Roberto Maranhão
O novo HondaJet, aeronave da Honda Aircraft Company, concluiu com êxito o seu primeiro voo que foi realizado em Greensboro, Carolina do Norte. A aeronave foi nomeada como F3, é a quarta empresa a pleitear homologação para esse tipo de aeronave. O HondaJet permaneceu no ar por 74 minutos durante o qual suas características de voo e desempenho foram analisadas e vários componentes dos sistemas foram colocados a prova. O avião voou a 11.500 pés numa velocidade 313knots. Os tripulantes descreveram a sensação de voar o avião ‘é como estar num carro de esporte cortando os céus’.
Pintado em amarelo e branco esquema de pintura como assinatura única e marcante do HonadJet, o jato muito leve de cinco passageiros que só precisa de 3.120 pés (950m) para decolar e 2.500 pés (760m) para fazer uma aterrissagem. Devido a essas qualidades, o HondaJet será capaz de operar em 10 vezes mais aeroportos do que os acessíveis pela aviões comerciais.
Michimasa Fujino, presidente da Honda Aircraft Company (CEO), disse na ocasião: "Este é um marco muito importante para o programa Honda Jet. Este avião foi montado e testado obedecendo a estritos processos de certificação do FAA, e estamos muito satisfeitos por ter conseguido este primeiro voo bem sucedido. Nossa equipe tem trabalhado duro para chegar nessa etapa tão fundamental para o programa do Honda Jet, esses resultados refletem o foco e determinação da Honda para desenvolver um avião que será líder na sua classe”.
Honda Aircraft anunciou ter concluído um segundo avião para testes estruturais necessários para acelerar a certificação pelo FAA, e para o início dos voos testes visando a certificação. A empresa também concluiu o acasalamento dos principais conjuntos para uso nas aeronaves e em conformidade com o FAA, esse protótipo esta em fase de instalação dos sistemas.
Uma terceira aeronave deverá ser usada para testes de sistemas mecânicos em voo, e já foi concluída em 2011. Um total de cinco aeronaves, incluindo uma aeronave adicional, fará parte do cronograma de testes do programa de certificação do FAA.
O HondaJet voo pela primeira vez em 2003, porem, sofreu uma série de atrasos no seu desenvolvimento. O mais recente ocorreu no início deste ano quando a Honda Aircraft teve que adiar as primeiras entregas aos clientes até o terceiro trimestre de 2012, citando alguns atrasos de produção por fornecedores de componentes.
HondaJet é alimentado por duas turbinas GE Honda HF120 turbofan. A construção do convés de voo do HondaJet apresenta um sistema ‘Honda-Garmin G3000’ com aniônicos personalizado, incluindo três monitores de 14 pol. com formato paisagem nos displays e controladores do tipo ‘touchscreen’, toques na tela.
Outros fornecedores incluem a Aviônicos Emteq; New Berlin; Wisconsin; (Sistema de Gerenciamento de Cabine SkyPro); Ametek Aerospace & Defense; Sensores e Fluid Management Systems Group (sistema de medição de combustível) e Korry subsidiária da Esterline (painéis de controle do cockpit).
A Honda Aircraft está em fase de conclusão da unidade de produção para o HondaJet em seu campus de Greensboro. As instalações terão 266.000m². Após a conclusão da unidade de produção a Honda Aircraft anunciou que vai iniciar um processo de transferência dos equipamentos e pessoal para as novas instalações, onde dará inicio a pré-produção e a preparações para o treinamento de apoio necessários para o início das entregas em 2012.
Com informações de, Honda Aircraft; Extravaganzi; e Aviation Today
Saiba mais sobre o HondaJet e seus testes seguindo o link.
No comments:
Post a Comment