Segundo executivo da Embraer, finalização desse processo é grande passo para tornar o KC-390 um avião de verdade – empresa está comprometida em realizar o primeiro voo do jato bimotor de transporte militar no segundo semestre de 2014
Aviação Geral: 14 de março de 2013
O site Defense News publicou matéria na quarta-feira, 13 de março, informando que a revisão crítica do projeto do jato bimotor de transporte militar KC-390 da Embraer deverá estar pronta na próxima semana. As informações foram dadas pelo vice-presidente para o programa do KC-390 na empresa, Paulo Gastão Silva, durante visita da imprensa às instalações da Embraer em São José dos Campos. Segundo Silva, a finalização dessa revisão é um grande passo rumo “ao ponto em que ele se torna um avião de verdade.”
O executivo acrescentou que a Embraer está comprometida em realizar o primeiro voo do jato no segundo semestre de 2014, com as primeiras entregas seguindo-se no final de 2015 ou início de 2016. Essa notícia surge a menos de um mês da exposição de defesa LAAD, a ser realizada no Rio de Janeiro, é que é a maior da região.
Visão em 3D do KC-390 na visão dos designs da Oxigyno.
Ainda segundo Paulo Gastão Silva, os custos do novo avião estão dentro das conformidades, com ligeira queda dos custos de desenvolvimento. Ele não quis dizer qual será o preço unitário da aeronave, mas estima que o Governo Brasileiro terá investido um total de 2,3 a 2,4 bilhões de dólares no desenvolvimento e preparação à época em que o KC-390 estiver em produção.Visão raio-x do KC-390 conforme a Força Aérea Brasileira.
Capacidades multitarefa e principal competidorSilva também enfatizou as capacidades “multitarefa” do avião, como combate a incêndio e busca e salvamento, que contarão com a inclusão de um pod eletro-ótico / infravermelho. O jato poderá transportar 80 soldados ou 64 paraquedistas. Configurado para carga, pode levar sete “pallets” de 108×88 polegadas. Também vem equipado com capacidades para atuar como reabastecedor aéreo, carregando combustível suficiente para reabastecer quatro caças Boeing F/A-18, cinco Dassault Rafale ou oito Saab Gripen.
O executivo concorda que o principal competidor do novo jato bimotor de transporte militar será o turboélice quadrimotor C-130J da norte-americana Lockheed Martin. Apesar de destacar que o KC-390 foi desenvolvido para atender às necessidades brasileiras, e não como um programa para competir diretamente com o C-130, Silva afirmou que uma análise de mercado realizada pela Embraer indica que o mercado potencial do KC-390 é de aproximadamente 700 aviões.
C-130J da norte-americana Lockheed Martin, o concorrente.
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