Saturday, August 18, 2012

Alenia Aermacchi M-346 Master

Alenia Aermacchi M-346 Master:
O Alenia Aermacchi M-346 ‘Master’ é um jato de treinamento de pilotos militares e pode responder agressores. O projeto desse avião foi baseado no Yak-130 russo, desenvolvido pela joint venture criada entre os fabricantes Yakovlev da Rússia e a Aermacchi da Itália.

Aviação Geral: 18 de agosto de 2012
por Roberto Maranhão
Em 1993 a Aermacchi assinou um acordo de parceria com Yakovlev sobre o desenvolvimento de um novo treinador tendo em vista as características do modelo fabricado para Russia desde 1991. O protótipo da aeronave resultante dessa parceria voou pela primeira vez em 1996 e foi levado para a Itália no ano seguinte para substituir o envelhecido MB-339. Nessa época, a aeronave foi comercialmente batizada de Yak/AEM-130, no entanto, em 2000, as prioridades adversas entre as duas empresas levaram ao fim da parceria, cada qual levaria a avante os projetos de forma independente, com a Aermacchi retendo o direito de comercialização em todo o mundo, exceto para a Rússia e seus aliados. 
O M-346 é uma versão altamente modificada do avião inicialmente proposto pela joint venture, e utiliza exclusivamente equipamentos de fabricantes ocidentais. O primeiro protótipo foi lançado em 07 de Junho de 2003 e voou pela primeira vez no dia 15 de julho de 2004.
Em 2005 o protótipo 002 do Aermacchi M-346 Master foi apresentado em Le Bourget Airshow em Paris.
Em janeiro de 2005 o Ministério da Defesa da Grécia assinaram co Alenia Aermacchi um Memorando de Entendimento ‘MOU’ para tornar-se um parceiro no programa e, em 2006 , a Aermacchi assinou um acordo de cooperação industrial com a Hellenic Aerospace Industry da Grécia.
Em julho de 2007, um demonstrador M-346 voou para os Emirados Árabes Unidos para realizar testes de avaliação operacional em clima quente encontrado no deserto e ambiente operacional da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos.
Em março de 2008 a chilena ENAER assinou um Memorando de Entendimento, MOU acrônimo em inglês, com Alenia Aermacchi na feira aérea FIDAE.
Em 10 de Abril de 2008, um protótipo já mais próximo da configuração final, com novo trem de pouso e novos freios aerodinâmicos em compósito. Em 18 de dezembro de 2008 o M-346  atingiu a velocidade máxima de Mach 1,15 ou 1.255 km / h equivalente a 678 nós, ou 780 mph.
Em maio de 2008 a Boeing assinou um Memorando de Entendimento de cooperação no marketing, nas vendas, treinamento e suporte de dois treinadores da Aermacchi, o M-346 e M-311.
Painel de voo e sistemas do M-346 Master
O desenvolvimento de um simulador de missão integral para a M-346 foi atribuído a CAE e está em fase de desenvolvimento.
O M-346 é projetado para o treinamento de pilotos de combate de primeira linha para em aeronaves de caça. É capaz de fazer voos transônicos sem usar um pós-combustor, sabendo que a implementação de um complexo sistema de empuxo oneraria tanto os custos de aquisição quanto os custos operacionais das aeronaves. Com dois motores e um sistema de triplos e quádruplos sistemas redundantes aumentam a confiabilidade da aeronave.
O desenho aerodinâmico do M-346 usa elevador de ‘vortex’ para fornecer maior capacidade de manobras e controle em elevados ângulo de ataque, até 40 ° graus. É também utilizando um sistema fly-by-wire em todo o conjunto de controles da aeronave.
A aeronave é alimentada por dois motores Honeywell F124 que se utiliza de um sistema de controle digital de voo montado pela Teleavio/Marconi em colaboração com a BAE Systems, Dowty e Microtecnica atuadores.
O novo IBC – Baseline Configuration Industrial, o novo protótipo, inclui um novo freio a aerodinâmico  localizado atrás da cabine, semelhante ao Sukhoi Su-30, um novo sistema de trem de pouso e algumas mudanças estruturais, com mais uso de titânio e peças em material de compósito de tal modo reduzir o peso bruto e os custos de produção. Como resultado, o protótipo pesa 780 kg a menos do que o modelo anterior existente, o que lhe proporciona uma aceleração mais rápida e maior velocidade de subida, com um incremento da capacidade de manobra e da velocidade máxima final. Assim, pode transportar mais combustível (200 kg) e uma significativa melhora da visibilidade da cabine.
Em 20 de junho de 2011, uma Certificação de Tipo Militar foi concedida a Alenia Aermacchi para o M-346 Master pela Direção Geral de Armamento Aeronáutica órgão do Ministério da Defesa italiano em Roma . A fim de concluir o processo de certificação, o protótipo do M-346 fez 180 voos de teste, totalizando 200 voos, nos últimos cinco meses e concluído mais de 3.300 pontos de teste. 
A Força Aérea Italiana pretende adquirir um primeiro lote de 15 aeronaves de produção M-346 Master. Em 18 de junho de 2009, a Alenia Aermacchi anunciou que tinha recebido uma ordem de produção para os seis primeiros, com uma opção para mais nove aeronaves.
O M-346 foi declarado o vencedor da licitação para Emirados Árabes Unidos na feira IDEX 2009, em resposta ao voo de demonstração em Abu Dhabi em 25 de fevereiro de 2009. O oficial disse que a ordem envolvida entrega de 48 aeronaves para ser usado como treinadoras de pilotos em ascensão para aeronaves de ataque. Um pedido final foi apresentado em 2010 haviam estabelecido a exigência de 20 treinadores, e mais 20 aviões de combate, o restante iria para a criação de uma equipa de demonstração aérea. No entanto, em 27 de janeiro de 2010, as negociações para assinar esse contrato estariam paradas sem explicações.
Em julho de 2010, o M-346 foi selecionado pela Força Aérea da República de Singapura-RSAF, para substituir o ST Aerospace A-4SU Super Skyhawks no papel de jato de treinamento avançado (AJT), atualmente sediado na BA 120 Base Aérea de Cazaux na França. em um comunicado a imprensa do Ministério da Defesa de Cingapura em 28 de setembro de 2010, ST Aerospace havia vinculado um contrato para adquirir 12 unidades do M-346 e um terreno com infraestrutura para a formação técnica de mecânicos e pilotos como base da RSAF. Conforme estipulado no contrato, a ST Aerospace irá atuar como contratante principal para manutenção das aeronaves após serem entregues pela Alenia Aermacchi, enquanto a Boeing iria fornecer o sistema de formação. Data de entrega está prevista a partir de 2012.  Em 18 de Novembro de 2011, o protótipo, que tinha sido exposto na Dubai Air Show, caiu após a saída de Dubai já retornando para a Itália.
Em 16 de Fevereiro de 2012, o M-346 foi selecionado pela Força Aérea de Israel – IAF, como jato de treinamento principal para substituir o McDonnell Douglas A-4H/N Skyhawk, que serviu a IAF mais de 40 anos. Em 19 de julho de 2012, foi assinado um contrato entre a Alenia Aermacchi e do Ministério israelense de Defesa para o fornecimento de 30 jatos de treinamento avançado M-346, a primeira entrega está prevista para meados de 2014.
Nos Estados Unidos, a Alenia Aermacchi planeja entrar com o M-346 Master na licitação para a Força Aérea dos EUA, USAF, no programa TX, em substituição do já envelhecimento Northrop T-38 Talon. A empresa tinha inicialmente considerado submeter à aeronave como contratante principal, mas mudou de idéia em 2010. Ele está procurando agora um parceiro nos EUA para concorrer em parceria com a companhia, e também renomeou a aeronave como ‘Sistema de Treinamento T-100‘ para a competição. Alenia Aermacchi antecipa que pode mudar a montagem final das aeronaves da Itália para os Estados Unidos caso vença a competição. Cerca de 350 aviões devem ser encomendados para substituir o T-38, porem, novas compras poderia empurrar a produção total para mais de 1.000 exemplares.
Quase que por ironia do destino, um avião originalmente russo, corre o risco de servir de treinador para os pilotos de Israel e da USAF. Alem do que, as três forças aéreas, de Israel, USA e Rússia, mais seus aliados, teriam praticamente o mesmo treinador básico. Isso será a globalização do treinamento das forças armadas aérea?

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