Compra da companhia americana coloca a fabricante brasileira na liderança de uma área em que esteve presente até 2008, mas chineses da Superior Aviation entraram na disputa com uma oferta de US$1,7 bilhão
BRASIL ECONÔMICO: 02 de agosto de 2012
Ana Paula Machado
Aos 80 anos de idade, a companhia americana Hawker Beechcraft colocou sua divisão de aviação executiva a venda. A empresa encontra-se hoje em processo de concordata após acumular dívidas com fornecedores e por causa do desaquecimento do mercado. Entre os interessados, figuram nomes como a Embraer e a também americana Cessna. A Hawker tem valor estimado de US$1,79 bilhão.
O Beechcraft King Air C90GTx é uma das mais cobiçadas aeronave do mercado brasileiro
Apesar da situação difícil, a companhia ainda é uma das líderes mundiais no segmento de turboélices, aviões com menor custo do que os jatos executivos. Também são mais versáteis por pousar em pistas de terra.
Caso fique com o negócio, a Embraer garante sua volta ao segmento de turboélices, de lado desde que deixou de produzir o ultimo modelo Brasília, em 2008. A primeira proposta feita pela empresa brasileira, porém, não entusiasmou a companhia americana, que impôs como condições a manutenção das fábricas e dos empregos nos Estados Unidos e do plano de investimento, de acordo com Marcos Nogueira, diretor de Vendas da Hawker na América Latina. Procurada, a Embraer não quis se pronunciar.
Painel de voo do Beechcraft King Air C90GTx
Por enquanto, as conversas avançam com o grupo chinês Superior Aviation Beijing. As companhias estão em processo de due diligence e em 45 dias a americana vai decidir se aceita ou não as condições para a fusão. Caso a conversa com a Superior não avance, segundo Nogueira, a Hawker volta à mesa de negociações com a Embraer e a Cessna.
A Hawker produz o turbolélice King Air, um dos modelos mais bem-sucedidos da categoria — só no Brasil, o avião responde por quase 50% da frota local desse tipo de aeronave. Além disso, o segmento tem crescido em ritmo mais acelerado do que o de jatos.
A empresa também fabrica aviões militares, mas esta divisão não será colocada a venda.
DefesaA companhia, porém, permanecerá com a divisão de defesa, considerada estratégica por concentrar importantes desenvolvimentos de tecnologia militar. A companhia produz o caça de treinamento e ataque leve AT-6, que concorre com o Super Tucano, da Embraer, numa concorrência com o governo americano da ordem de US$ 355 milhões. O resultado deverá sair no início do ano que vem. A Embraer chegou a vencer um certame anterior, mas a Hawker foi a Justiça contestar o resultada. . A Força Aérea dos EUA refez o processo de venda.
No ano passado, a Hawker obteve receita de US$ 1,28 bilhão com a venda de aviões e outros US$ 504 milhões com serviços de manutenção e de reestilização. Este ano, esse faturamento dever o ser menor já que a companhia descontinuou algumas linhas de produção em função do mercado em retração no mundo todo.
CREDENCIAIS
Desempenho da Hawker no ano passado
Desempenho da Hawker no ano passado
FATURAMENTO DA ÁREA DE AVIAÇÃO EXECUTIVA – US$ 1,78 bilhão
FATURAMENTO TOTAL – US$ 2,44 bilhões
PRODUÇÃO E ENTREGA – 280 aviões
FROTA EM OPERAÇÃO NO BRASIL – 333 turboélices – 48% do mercado local
FATURAMENTO TOTAL – US$ 2,44 bilhões
PRODUÇÃO E ENTREGA – 280 aviões
FROTA EM OPERAÇÃO NO BRASIL – 333 turboélices – 48% do mercado local
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