Indústria deve ser em Lages e centro de engenharia em Florianópolis, Santa Catarina. Assinatura de protocolo de intenções será na segunda-feira (3), na capital. Em Lages ficará o seu parque industrial.
G1 via NOTIMP: 02 de setembro de 2012
Géssica Valentini
Santa Catarina pode ter a primeira fábrica de aeronaves. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31), e na segunda-feira (3) a empresa de São José dos Campos, Novaer Craft, assina um protocolo de intenções com a Federação das Indústrias (Fiesc), o governo do Estado de Santa Catarina e a SC Parcerias.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, o governador do estado, Raimundo Colombo, o presidente da Federação, Glauco José Côrte, e o presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa, participam da assinatura, que está prevista para as 10h30, na sede da Fiesc, em Florianópolis.
De acordo com a Fiesc, o objetivo da empresa paulista é produzir aeronaves certificadas, destinadas à aviação geral de pequeno porte. Atualmente, a empresa desenvolve uma aeronave de aplicação civil e militar com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O local escolhido pela Novaer para a instalação da fábrica foi a cidade de Lages, na Serra Catarinense. Além disso, e empresa também prevê a instalação de um centro de engenharia em Florianópolis. A expectativa é um investimento de pelo menos R$ 80 milhões e a contratação de cerca de 300 funcionários.De acordo com a empresa, o modelo foi nomeado como "T-Xc", um projeto de engenharia que produz um mesmo tipo de avião para duas categorias. A primeira é a versão conhecida como treinador, de dois lugares, que atende às necessidades de forças aéreas para o treinamento de pilotos.
A segunda versão é a utilitária, de quatro lugares. Esta é para o transporte de passageiros e pequenas cargas. O objetivo é suprir a necessidade de pilotos, empresas ou pessoas físicas interessadas no transporte de médias distâncias e recreação, além de aeroclubes, empresas de táxi-aéreo e de transporte de pequenas cargas.
O primeiro avião pode ser lançado em abril de 2013 e já há, inclusive, um empresa americana interessada, além de projeções para a venda de aviões à Força Aérea Brasileira (FAB).
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